Promovida pela associação Slow Food Internacional em colaboração com as regiões de Piemonte e Emilia Romagna, tem por missão aprofundar o estudo e a investigação das ciências agrárias e da gastronomia, contribuindo para a renovação das práticas agrícolas, a protecção da biodiversidade e a promoção de uma nova relação entre a gastronomia e a agricultura.

foto7

Fundada em 2004, a Universidade de Ciências Gastronómicas é uma academia privada, legalmente reconhecida pelo Estado italiano.

A formação sempre ativa e dinâmica, rege-se pela complementaridade entre as disciplinas humanísticas e científicas, a capacitação sensorial e a experiência direta – com actividades didáticas nos cinco continentes – nos processos artesanais e industriais de produção e processamento alimentar.

10177457_774950065856587_2631646327569339803_n

Um centro internacional de formação e pesquisa que prepara gastrónomos, agora capazes de operar na produção, na distribuição, na promoção e na comunicação da produção agro-alimentar de qualidade. São experts em comunicação, produtores e editores multimédia no campo enogastronómico, especialistas em marketing de produtos de excelência, gerentes de consórcios para a tutela ou de empresas dos sectores agro-alimentar ou turístico.

Oriundos de todo o mundo, mais de um milhar de alunos concluiu já a sua formação.

Quem é o Gastrónomo?

É um profissional melhor informado, com um conhecimento mais abrangente de todo o processo de produção dos alimentos, desde a sua origem, agrícola ou pecuária, às implicações e grau de sustentabilidade no meio ambiente, passando pelas alterações industriais. Está apto a trabalhar em todo o processo de produção, quer no âmbito da economia de mercado, quer na sua comunicação junto do público. Por isso, pode exercer ainda uma profissão ligada ao turismo enogastronómico, ao marketing de qualidade e à promoção de produtos específicos de um território.

Università degli Studi di Scienze Gastronomiche
Piazza Vittorio Emanuele 9, frazione Pollenzo – 12042 Bra (Cn), Itália
Tel.: +39 0172 458511
Fax: +39 0172 45850
info@unisg.it
www.unisg.it